Oooopaaa, bão? Hoje vamos começar a falar sobre o Vygotsky. Vambora? Então, Vygotsky quando era novo, estudava com um tutor particular. Com 18 anos foi cursar medicina, mas transferiu-se para o curso de direito e acabou se interessando por psicologia. Vygotsky foi pioneiro a ir na defesa de que as crianças aprendem sim por meio da exploração dos ambientes e que elas criam mecanismos próprios de aprendizagem muito antes de estarem em uma escola, indo contra a ideia de outros pesquisadores que apenas se voltavam a teorias inatistas, comportamentais e que acreditavam que as crianças, até certa idade, não tinham capacidade cognitiva. Para Vygotsky, a mente irá se formar de forma social, onde a criança não irá ser apenas ativa, mas interativa também; assim ela conseguirá criar suas próprias ideias, concepções, opiniões e perspectivas da vida.
Ooopa, bão? Lembram que falei que postaria meu mapa mental? Pois então, aqui está... Nele vai ter mais conteúdo sobre as teorias de Wallon e o papel do professor e afins... Beijo 😘
Ambientalismo X Inatismo e Construtivismo de Piaget Nesta aula, vimos um pouco sobre a tese do 'inatismo e ambientalismo' e também 'construtivismo', por Piaget. 👉 Então, na perspectiva inatista, é quando o indivíduo nasce sabendo de tudo. Sendo assim, ele já tem toda a inteligência e todas as condições cognitivas necessárias para guia-lo por toda sua vida. 👉 á o ambientalismo é o oposto dessa ideia. O indivíduo aprende com estímulos do ambiente no qual ele é inserido. 👎 No 1º, vemos que o professor fica em segundo plano (não é necessário); 👍 E no 2º, vemos que o professor têm um grande papel para com seu aluno. 👉Daí que vem o construtivismo de Piaget. O construtivismo é o conhecimento como resultado da construção pessoal do aluno; o professor é mediador no processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem é o próprio desenvolvimento do aluno. Alguns conceitos importantes para entender a construção do conhecimento: 👉 Acomodação: ela ocorre quando a criança...
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