Oooopaaa, bão? Hoje vamos começar a falar sobre o Vygotsky. Vambora? Então, Vygotsky quando era novo, estudava com um tutor particular. Com 18 anos foi cursar medicina, mas transferiu-se para o curso de direito e acabou se interessando por psicologia. Vygotsky foi pioneiro a ir na defesa de que as crianças aprendem sim por meio da exploração dos ambientes e que elas criam mecanismos próprios de aprendizagem muito antes de estarem em uma escola, indo contra a ideia de outros pesquisadores que apenas se voltavam a teorias inatistas, comportamentais e que acreditavam que as crianças, até certa idade, não tinham capacidade cognitiva. Para Vygotsky, a mente irá se formar de forma social, onde a criança não irá ser apenas ativa, mas interativa também; assim ela conseguirá criar suas próprias ideias, concepções, opiniões e perspectivas da vida.
Opaaa, bão? Essa semana revisamos os processos já vistos no post anterior e também vimos os estágios cognitivos de Piaget. O foco dessa semana foi o 1º estágio cognitivo, que é o sensório-motor. Essa fase começa desde o nascimento e vai até os 2 anos. 👶 No 1º mês, o bebê se relaciona através de reflexos (sorrisos, por exemplo); 👶 As reações primárias ocorrem de 1-4 meses e nessa fase a criança junta o sentido sensorial com o motor.
Ooopa, bão? Lembram que falei que postaria meu mapa mental? Pois então, aqui está... Nele vai ter mais conteúdo sobre as teorias de Wallon e o papel do professor e afins... Beijo 😘
Comentários
Postar um comentário